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Restaurante – Brinquedo de Gente Grande!

Artigo do Especialista Adalberto Santos

Restaurante da China fecha após fazer promoção de comida Ilimitada. A ideia que a princípio foi tratada como positiva se mostrou um grande erro.

Um restaurante na China teve que fechar, apenas 7 meses após sua inauguração, depois de ficar devendo quase US$ 80 mil, cerca de R$ 300 mil, em duas semanas durante uma promoção. A ideia que a princípio foi tratada como positiva se mostrou um grande erro,segundo informações da Fox News.

Jiamener, como chamava o restaurante em Chengdu, na província de Sichuan, anunciou uma promoção em 1 de junho, na qual os clientes poderiam pagar cerca de US$ 19, cerca de R$ 70, por um cartão fidelidade que dava direito a comida ilimitada durante todo o mês.

Os proprietários, Su Ji e Wang Mengfan, esperavam que a promoção não apenas os recompensasse, mas também gerasse descontos de fornecedores para a compra de quantidades maiores de alimentos. "Sabíamos que estaríamos perdendo dinheiro [lançando a promoção de desconto]. Mas queríamos acumular clientes mais fiéis por meio dessa estratégia", afirmou o dono.

Durante os 14 dias em que a promoção estava em andamento, Jiamener recebeu mais de 500 clientes por dia, com muitas filas iniciando sua operação por volta das oito da manhã e outras passando de meia-noite, segundo o site.

Su atribuiu a falta de conhecimento do negócio como a principal razão para o fechamento do restaurante, mas disse que o comportamento do cliente também desempenhou um papel. "O principal problema foi nossa má gestão, mas o comportamento dos clientes foi grosseiro", disse.

Fonte: http://www.infomoney.com.br/negocios/noticia/7482241/restaurante-china-fecha-apos-fazer-promocao-comida-ilimitada - Giovanna Sutto


Convido a todos os leitores para lerem a materia acima da www.infomoney.com.br/negocios/noticia, que demonstra claramente a realização de um empresario empreendedor que tomou a decisão de abrir um “Restaurante”. E como isso pode ser prazeroso ou extremamente traumático!

Nesse artigo faço uma analise a partir dos fatos relatados na reportagem acima da Infomoney.com.br e trago para rotina do dia a dia e da dinamica que exige a operação de um restaurante ou projeto.

Dentro dos projetos já realizados nos deparamos com situações muito parecidas pela falta de conhecimento, atuação sem foco, controles sem acompanhamento entre outros, além de um numero alto de pessoas que seguem as cegas o caminho do insucesso, costumo dizer que é praticamente igual dirigir um veiculo com olhos vendados.

Classifiquei a reportagem por tópicos para auxiliar o entendimento da ideia apresentada tornando clara a todos os leitores.

Convido a todos para apreciar essa analise, venham comigo!

 

Projeto

O Restaurante ficou aberto durante 7 meses isso quer dizer que sua inauguração foi entre novembro e dezembro/2017 como estava em 2017 a economia da China,segundo o caderno Economia | G1 globo.com. A China em 2017 se recupera e economia cresce 6,9% Essa é a primeira vez desde 2010 que o crescimento da economia chinesa, a segunda maior do mundo, acelera em relação ao ano anterior. O FMI A segunda maior economia do mundo superou com facilidade a meta do governo de expansão de cerca de 6% em 2017 e acelerou o ritmo sobre os 6,7% registrados em 2016, que foi o mais fraco em 26 anos."O crescimento da China está bastante saudável",disse Iris Pang, economista do ING à agência Reuters.Fonte: | Economia | G1 https://g1.globo.com/economia/noticia/china-se-recupera-e-economia-cresce-69-em-2017.ghtml 2/6

Diante dessa informação podemos destacar o cenário econômico e dificuldade do mercado local frente a economia do pais, para justificar tal ação de marketing tão agressiva.


Fonte: www.conclusion.com.ar/internacionales/la-economia-china-crecio-69-durante-el-2017/01/2018/


Localização

Ponto importante na abertura de um restaurante que demanda a elaboração de um estudo de viabilidade e reflexões antes do inicio de qualquer operação. Vamos lá,segundo o site: https://www.viajoteca.com/onde-comer-em-chengdu-sichuan-food/. Esse restaurante está localizada na porção sudoeste da China, a província de Sichuan está localizada numa das quatro “grandes bacias hidrográficas da China”. Famosa por suas paisagens de incrível beleza natural, a província de Sichuan é também mundialmente conhecida por conta dos pandas gigantes e sua peculiar culinária local. Chengdu, com mais de *14 milhões de habitantes e uma história milenar, a cidade é um destino imperdível para quem quer explorar o interior da China, que fazem dela a 11º cidade mais populosa da China.

Analisando o contexto esse restaurante que faz uma ação de marketing de “comida ilimitada – atraves da compra de um cartão de fidelidade” não foram observados detalhes como *14 milhões de habitantes, a 11º cidade mais populosa da China,são detalhes bem relevantes para se aplicar uma promoção como essa para um restaurante.


*Fonte: http://www.citypopulation.de/php/china-sichuan-admin.php

A história da culinária de Sichuan, pode ser rastreada até as dinastias Qin e Han(cerca de três séculos a.C). Depois que Chin Shihuang unificou a China, numa expansiva área ao sul do Huang He (Rio Amarelo), e que abriu caminho para o crescimento e florescimento da cultura Bashu, minoria étnica que originalmente formou Sichuan.



Fonte: www.noticiasaominuto.com/economia/925229/china-comeca-a-cobrar-imposto-ambiental-inedito-no-pais


Ticket Medio

A promoção foi lançada em 1 de junho, na qual os clientes poderiam pagar cerca de US$ 19, cerca de R$ 70 (considerando o dólar 20/06), por um cartão fidelidade que dava direito a comida ilimitada durante todo o mês. Vamos lá, segundo o site http://www.budgetyourtrip.com/china/chengdu, o preço médio dos alimentos por um dia é de ¥ 126 yuans (US $ 20), cerca de R$73 (considerando o dólar 20/06). Esses preços médios de viagem foram coletados de outros viajantes como uma referencia para nossa reflexão, como buscamos aqui entender se essa estratégia buscou analisar esses pontos dando comida ilimitada em local de turismo, super populoso e repleto de uma culinária muito rica e variada.

Força de Negociação

A estratégia era ter além da promoção não apenas a captação de mais clientes, mas também gerasse descontos de fornecedores para a compra de quantidades maiores de alimentos.

Segundo os proprietários, Su Ji e Wang Mengfan, queriam acumular clientes mais fiéis por meio dessa estratégia, afirmou o dono.

"Sabíamos que estaríamos perdendo dinheiro [lançando a promoção de desconto].Mas queríamos acumular clientes mais fiéis por meio dessa estratégia", afirmou o dono.

Uma região repleta de restaurantes qual seria a dificuldade desse novo entrante no mercado com apenas 7 meses de operação em iniciar tratativas de compras compartilhadas, negociações diretas aos fornecedores, ter uma equipe adequada para essa função, bem, não saberemos essas respostas imagino que seja um mercado bem complicado, mas não justifica a omissão de uma analise frente a todos os pontos até aqui mapeados.

Operação

Convido a todos para uma analise, imaginando o tamanho em m² do nosso querido restaurante Jiamener em uma localização que recebe muitos turistas, mas que tem uma população de 14 milhões de pessoas, penso que não seja algo maior do que
60m², em apenas 14 dias dessa promoção o Jiamener recebeu mais de 500 clientes por dia, estamos falando de 7.000 mil pessoas, realmente uma operação sendo colocada além dos extremos.

Clientes

Estamos falando de 7.000 mil pessoas frequentando ou querendo frequentar um restaurante em apenas 14 dias, um desgaste da imagem do negocio e dos proprietários devido às muitas filas que se iniciavam às oito da manhã e varavam o dia passando de meia-noite.

Vamos falar sobre as consequências; insatisfação dos clientes, reclamação,exposição negativa da marca, processos por propaganda enganosa e por aí em diante, é literalmente um tsunami de problemas e dor de cabeça.

Resultados

Segundo o proprietário Os proprietários, Su Ji e Wang Mengfan, eles atribuíram o fracasso meteórico dessa operação a falta de conhecimento do negócio como a principal razão para o fechamento do restaurante, mas destacaram que o comportamento do cliente também desempenhou um papel. "O principal problema foi nossa má gestão, mas o comportamento dos clientes foi grosseiro", disse.

Será que o comportamento desse cliente foi aguçado por conta da promoção ou pela ausência de estudo e analise do perfil desse publico que possivelmente iria frequentar esse restaurante buscando e/ou atraídos por essa “super promoção”.

Vale a reflexão!

Adalberto Santos

Graduado em Administração Empreendedora, Pós-Graduado em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Experiência de 19 anos em gestão de empresas nacionais e multinacionais no segmento de hospitalidade e de alimentação. Vivência na operação e abertura de empreendimentos hoteleiros como gerente geral de hotéis de diferentes portes e categorias, em varias cidades no Brasil.