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LIVRO “Gastronomia Sustentável" em edição atualizada – Referência no Brasil neste tema

A publicação quando lançada rapidamente esgotou-se no formato impresso e agora é oferecida exclusivamente em uma nova versão,atualizada pelo autor, em PDF. São conceitos e boas práticas apresentados de forma simples e pragmática.

O livro oferece uma visão 360º das ações envolvendo a sustentabilidade no food service do ponto de vista das práticas dos restaurantes.

 

 

Tem servido de suporte para diversos TCCs, Mestrados e formação de profissionais, docentes e estudantes, como única literatura especializada sobre o tema.

A gestão ambiental começa com o entendimento das rotinas e decisões que impactam no ecossistema dos processos em um restaurante. Desde a implantação e projeto do empreendimento, como por seu critério de compras, seleção de equipamentos e comprometimento com os recursos naturais utilizados.

Mais do que apenas criar referências sobre uso da água, gás, energia elétrica ou resíduos, a visão de gestão de sustentabilidade é vista pelo olhar ambiental e social. Até mesmo opções que o restaurante faz, por exemplo em suas entregas e encomendas, podem impactar mais ou menos na ocupação do solo urbano do seu entorno. E isso pode transformá-lo em mais aceitável pela sua comunidade ou não.



Histórico do Livro

O livro foi escrito e compilado após uma vivência intensa de um ano do jornalista Sergio Lerrer, dedicado há mais de 20 anos ao setor de alimentação, como idealizador e liderança da “Campanha Gastronomia Sustentável”, no ano de 2011.

Essa campanha reuniu mais de 100 marcas de restaurantes, inclusive Redes como Galeto’ s e Ráscal, e casas de estilo gastronômico pequenas na época, como o “Arturito” da Chef Paola Carosella, que tiveram seus consumos de energia, água e gás monitorados, com cálculo de suas emissões de carbono e compensação ambiental realizada.

Na oportunidade foi possível elencar diversos “cases” no país de boas práticas ambientais, e também no exterior, com o intuito de gerar paradigmas e referências para o mercado e profissionais.



O Autor do Livro

O autor do livro é o jornalista Sergio Lerrer, especializado na comunicação de interesse público e social. Desde cedo interessou-se pelos movimentos ambientais e sempre buscou formatar um pensamento que unisse os interesses das empresas e de suas comunidades de maneira longeva.

Trabalha com os setores da alimentação, como consultor de indústrias e redes, como palestrante de Comunicação no mercado de Food Service, e também com o segmento de entidades empresariais, técnicas, de especialidade e legislativas.

Foi diretor de cinema, de TV e é Publisher de dois sites do setor – Gastronomia Sustentável (www.gastronomiaverde.com.br) e Restaurante ADM (www.restauranteadm.com.br )

Na área audiovisual produziu programas para canais agropecuários, o que permitiu uma visão sobre a produção dos alimentos.


Valor do Livro : R$ 79,00

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