gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

O Conceito Cozinha 360 da Intellikit

Os desafios do setor de cozinhas profissionais são imensos em uma época onde o Food Service vem aumentando exponencialmente de tamanho a cada ano. O fenômeno é estimulado especialmente nas grandes e médias cidades, onde as pessoas obrigatoriamente almoçam em refeitórios nas empresas ou próximo ao ambiente de trabalho. Forma-se um fluxo de milhões de consumidores em pouco espaço de tempo querendo fazer suas refeições.

 

Por outro lado, a melhora da economia brasileira dos últimos anos e ascensão social das classes menos favorecidas, tem despertado no brasileiro de ter uma melhor qualidade de vida. Neste aspecto, a ida a restaurantes, conhecimento de  novos sabores e paladares de comidas étnicas em estabelecimentos de identidade própria, sejam asiáticos, franceses, árabes, etc, permite um prazer novo, na própria cidade.

Em decorrência o planejamento da cozinha profissional e sua inteligência de funcionalidade e operacionalidade pode ser um divisor de águas, entre o fracasso e o sucesso do empreendimento. Entre proporcionar agilidade e recursos para a equipe contratada,ou um conflito permanente com a produtividade.

Neste cenário é que a empresa Intellikit vem divulgando o Conceito de COZINHA 360.  Seus dirigentes são especialistas do segmento, vencedores em diversas situações no passado no setor de alimentação,e agora promovem esta inovação.

O Portal da Gastronomia Sustentável realizou entrevista para entender melhor este conceito, com os dois sócios da empresa, José Carlos Dias Reis, sócio fundador, e Fernando Capella, Chef Corporativo. Ambos expõem suas ideias abaixo.

Redação: Qual a origem do conceito 360 ?

José Carlos Dias Reis - O Cozinha 360 surgiu com a experiência de mais de 20 anos no mercado, bem como análises sobre a forma que os fornecedores de cozinhas têm respondido até hoje no mercado. Sentimos a falta de algumas etapas importantes como: a avaliação do negócio, ou seja, a real necessidade do cliente. Outra etapa seria o treinamento da equipe por profissionais especializados de cada setor da cozinha, exemplo: o chef treina a cocção, o pia ensina na copa de lavagem, a copeira treinadora ensina nas máquinas de café e assim por diante.

Nas outras duas etapas do projeto, contamos com uma rede de arquitetos e engenheiros no mercado que nos auxilia nos projetos e, no fornecimento de equipamentos, fazemos conforme estabelecido no projeto. Com estas quatro etapas, fechamos o conceito Cozinha 360º.

Redação: Como atender melhor as rotinas de uma cozinha profissional?

Chef Fernando Capella : Sempre seguindo o conceito 360º, ou seja, ouvindo o cliente e identificando suas necessidades.

Redação: A inteligência operacional e dos equipamentos faz cada vez mais a diferença na gerência do tempo e da qualidade?

Chef Fernando Capella : A inteligência supre um momento importante da operação. Nos dias de hoje, não dá pra passar ao operador todas as informações e recursos de operação. Por isso, são colocados nos equipamentos todos esses conhecimentos, mais ou menos como os grandes gênios da informática fizeram no computador, como Bill Gates e Steve Jobs, colocando as informações importantes e deixando o acesso muito fácil pra operador.

Redação: Em que áreas a empresa está focando mais o seu desenvolvimento de linha de produtos?

Chef Fernando Capella : A empresa está focando muito na área de serviço técnico e em máquinas que deixam a operação mais produtiva e mais segura, a exemplo das máquinas de café.

Redação: Alimentação fora dor lar aponta crescimento, mesmo em um cenário econômico difícil. A tendência é buscar formas de trabalhar com menos pessoas e mais equipamentos com capacidades combinadas?

José Carlos Dias Reis: A alimentação fora do lar representa atualmente 2,7% do PIB brasileiro. Além disso, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e corresponde a 30% dos gastos dos brasileiros com alimentos. Outro aspecto relevante que o Cozinha 360ºoferece é a segurança alimentar e a tecnologia, que ajuda muito nos dias de hoje, bem como o aspecto sustentabilidade, uma vez que os equipamentos consomem menos água e menos energia.