gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

Pesquisa da UFRGS é destaque em premiação de trabalhos sobre Nutrição e Alimentos

Estudo realizado pela doutora em Metabolismo e Nutrição e pós-doutoranda pela UFRGS , Tatiana Pedroso de Paula, comprova para uma realidade: uma vida com alimentação balanceada e um mínimo de atividade física podem reduzir as doses de medicação usadas diariamente por pacientes com um tipo de diabetes.

A conclusão faz parte do trabalho “Efeito da modificação do estilo de vida na homeostase pressórica de pacientes com diabetes melito tipo 2 e hipertensão arterial”, orientado pela endocrinologista no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e docente na UFRGS,  Mirela Jobim de Azevedo. A pesquisa foi apresentada na 4ª edição do Prêmio Henri Nestlé. Tatiana Pedroso ficou em terceiro lugar na categoria Nutrição Clínica.

O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos de uma intervenção no estilo de vida sobre a pressão arterial em pacientes com diabetes tipo 2. O ensaio clínico foi realizado com 40 pacientes, escolhidos aleatoriamente, com pressão arterial não controlada no consultório e na observação ambulatorial da pressão arterial por meio de aparelho de monitorização utilizado durante o dia e durante o sono (MAPA). Também de forma aleatória, os participantes foram distribuídos para seguir a dieta DASH – rica em frutas, vegetais, integrais, laticínios com baixo teor de gordura e pobre em gordura saturada, colesterol e sódio – combinada com caminhadas de 15 a 20 minutos diários.

Os resultados apontam para a redução clínica dos índices de pressão arterial nos pacientes que participaram da experiência. Estes dados são significativos e estimuladores, já que podem auxiliar na redução do número de pessoas portadoras dessas patologias e que fazem parte de grupo cada vez mais  crescente no mundo todo.

A Premiação

O Prêmio Henri Nestlé incentiva a produção científica nacional e, em 2014, contou com o apoio de mais de 170 instituições de ensino. A premiação foi realizada última etapa da competição, que ocorreu na sede da Nestlé Brasil, em São Paulo, no dia 27 de agosto, e contou com apresentação oral para uma comissão julgadora formada por profissionais da área.