gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

FRUTA FEIA - A feira em Portugal para produtos fora do padrão comercial

Em Portugal uma iniciativa de pessoas comuns levou à criação de uma feira que questiona o padrão comercial dos alimentos naturais: a aparência e o formato. Na feira são comercializados frutas, verduras e vegetais recusados pelo comércio.

 

 

A venda de alimentos também obedece determinados critérios de aceitação em uma sociedade de consumo. Tanto o comerciante como diversos consumidores desejam ter uma fruta ou legume na forma perfeita, seja redonda, com as curvas certas, com a cor certa, com o tamanho esperado, etc.

Acabou virando quase como comprar uma peça de roupa ou outro produto:  tem que agradar não só o paladar e a necessidade nutricional, mas também a expectativa estética e visual.

Por causa desta chamada compra por critérios de apresentação um percentual expressivo da produção de alimentos é jogada fora. Simplesmente pelo fato de que o comerciante pressupõe que estaria desqualificando sua mercadoria.

Assim, pouco se questiona o investimento de tempo, de recursos e o emprego da terra durante meses para aquela produção para no final estes alimentados serem dispensados por sua aparência.

Considerando essa atitude e hábito um verdadeiro crime de desperdício, um crime contra os recursos naturais e populações sub alimentadas, um grupo de pessoas em Portugal passou a organizar uma Feira chamada FRUTA FEIA.

Ali, com valores até 50% menor do que o mercado, são comercializados todos estes alimentos rejeitados pelo comércio tradicional.

Quem quiser saber mais sobre esta feira.. basta acessar o site informativo:

www.frutafeia.pt