gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

Cozinha Profissional: cada vez mais mescla de arte e tecnologia

Deixar o cliente satisfeito de forma geral é um desafio complexo para as cozinhas profissionais. O público quer serviço rápido, agradável e ao mesmo tempo não dispensa que tudo esteja gostoso e em ótimo nível.

Só que para este resultado poder ser atendido, e fidelizar este cliente, é necessário dar um pouco a mais do que ele espera, é preciso surpreender também, nestes dois aspectos, qualidade e rapidez.

Qualquer restaurante ou lanchonete guarda em si na relação com o cliente sempre a expectativa de oferecer algo diferente, algo só seu, um prato e uma receita especial e que pode ser uma experiência para o paladar do cliente.

Essa é uma imagem da gastronomia enquanto artesanato,  na qual os chefs ganharam grande evidência, como profissionais capazes de elaborar o sabor, pensar, criar e extrair o melhor dos ingredientes.

Mesmo em um restaurante grande, mesmo um simples self-service ou quilo, as pessoas esperam encontrar alguma surpresa nestes sabores.

Mas para poder atender grande quantidade de público é preciso uma estrutura que cada vez precisa depender menos das pessoas e mais dos equipamentos.

Enquanto a pressão por qualidade e pressa no serviço, anda a passos largos, a visão dos empreendedores na questão da tecnologia  anda ainda muito lenta.

Cada vez mais o mercado recebe equipamentos mais inteligentes, dotados de soluções de tecnologia de informação e processamento, com softwares especialmente desenvolvidos, capazes de proporcionar controle e gerenciamento tanto na parte de preparo dos alimentos, como na gestão de lixo, resíduos e outras soluções.

Nunca a indústria brasileira esteve tão forte na robótica e tecnologias.

Falta os profissionais e empresários do setor de refeições aderirem às novidades.

Na foto aparece o Chef Sauro Scarabotta, do restaurante FRICCÓ do bairro Jardins de São Paulo, junto ao seu forno inteligente da linha INNOVATIONS da TOPEMA, que controla todo o processo de cozimento e assados de forma inteligente e programável, deixando assim resultados em série no mesmo ponto com segurança. Ele faz ali suas carnes e até mesmo seus panetones.  Com isso obtém padrão em seu trabalho e atendimento de expectativa da clientela, com menor dependência de qualidade de recursos humanos cada vez de rotatividade maior.