gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

Restaurantes com horta própria fazem sucesso

Para muitos a gastronomia de sucesso vive na fio da navalha entre ser algo altamente técnico e ao mesmo tempo potencialmente artificial. Explica-se pelo fato de que, quando os ingredientes são trabalhados e trabalhados, preparados em alto nível, muitas vezes tornam-se neutros e deixam de passar suas próprias histórias, para assumirem o roteiro e a intenção do chef.

 

 

 

Por isso muitos chefs têm buscado formas de manter a reverência aos alimentos, manter a humildade e respeitar a natureza como a atração mais exuberante possível na concepção uma receita. Tudo que é natural é maravilhoso e se colocado como protagonista, pode brilhar na mesa do cliente.

Uma saída muito simpática tem sido apostar em frescor e cores próprias dos vegetais. Apostar em aromas que são apenas daqueles ingredientes. E poder contar a particular história destes ingredientes.

Em função disso muitos chefs têm procurado fazer suas hortas no restaurante. Seja no quintal, no terraço ou até mesmo em vasos nos corredores ou na forma de horta vertical. E tem feito sucesso. Os clientes gostam, percebem o encanto de um serviço que começa no plantio da muda ou da semente. Ou seja, há uma trajetória de arte e envolvimento maior ainda, que não começa apenas antes do pedido.

Joan Roca, o Chef do Restaurante número 1 do mundo - o El Celler de Can Roca - há muitos anos têm sua própria horta. Não só no restaurante, como em sua própria casa.

Em São Paulo, o Chef Eric Thomas mantém a Rede Tantra  o ECO HOUSE, restaurante e casa de eventos. Neste último investiu em um terraço com horta onde colhe suas folhas verdes e temperos e serve também como espaço de visitação aos clientes.

 

O Chef inglês Jaime Oliver é apaixonado por sua horta. Com o tempo cresceu e exige cuidados diários de 3 pessoas, fornecendo para boa parte de sua rede de restaurantes. Jaime prefere estilo de horta mais selvagem e com ingredientes menos padronizados.