gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

Hideki Fujikami, um sushiman

 

A Vida do Shushiman Hideki Fujikami acompanha a história da imigração japonesa. O pai veio do Japão para trabalhar, enriquecer e em dois anos voltar. Depois veio a mãe, ainda sem conhecer o marido, mas prometida para casar. Ambos deixaram família no Japão, não ganharam dinheiro como era sonhado e nunca saíram da lavoura do interior de São Paulo.

Hideki nasceu neste cenário e cresceu com a vontade de ser cantor. Foi mandado para São Paulo para ter um estudo melhor e virar advogado. Como não tinha dinheiro para o sustento, recebeu a dica de que trabalhar em restaurante poderia ser um bom negócio. No emprego poderia morar, comer e ainda receber um pouco de dinheiro. Foi o que fez. Durante 6 anos trabalhou muito, aprendeu mais ainda e depois de certo tempo passou a sair na mídia. A carreira de cantor ficou no passado e a hora era de se aperfeiçoar como sushiman.

Com esse objetivo foi ao Japão.

Foi à cidade de Kumamoto e começou um período de jornadas de pelo menos 16 horas por dia. Foi um aprendizado intenso e depois de um ano e meio foi indicado ao tradicional Restaurante Suntory em Tóquio. Depois foi pra Osaka. Em cada local descobriu as nuances e diferenças de cada shoyo,sakê e mergulhou no conhecimento dos temperos de casa região.

Prensados, enrolados, niguiris e toda sorte de sushis tornaram-no um profissional completo, experiente e com saber acumulado junto aos melhores mestres nipônicos. Nesse meio tempo saber mais sobre como comprar e vender, a arte do comércio, também foi fundamental.

Voltando ao Brasil, em 2002, o nome Hideki virou nome do Bar do seu antigo emprego. E logo os clientes da colônia japonesa descobriram um sabor autêntico e passaram a avisar seus amigos e colegas, criando grande público fiel.

Uma das características de seu sashimi é ser servido em escamas de gelo fabricadas no próprio restaurante, assim como diversos estabelecimentos tradicionais japoneses.

Hoje o restaurante é um grande sucesso, resultado de trabalho de maturidade profissional e original