gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

Mercado Apanã: Varejo de Alimentos com Mercadoria ética nas prateleiras

Uma das tendências no mundo desenvolvimento é o surgimento de lojas engajadas no consumo ético. Não significa incentivar a consumir menos ou algo assim. Significa simplesmente oferecer tão somente produtos cuja feitura não impactem negativamente no mundo, tanto no aspecto do meio ambiente, como no aspecto humano.

Fica difícil encontrar prazer de consumir quando a mercadoria comprada é fruto por exemplo de exploração clandestina de florestas. Ou deriva de áreas protegidas para vidas de comunidades isoladas ou em extinção. Ou adquirir objetos e acessórios provenientes de exploração de povos em estado de miséria que na maior parte das vezes são os que menos recebem da comercialização.

ÁREA DE ALIMENTOS

Na área de alimentos esta seleção é mais crítica ainda. Pois muitas empresas aproveitando falhas em legislação regulatória plantam e cultivam alimentos em zonas de proteção ambiental, não repõem árvores nem espécies e para garantir volume aplicam fertilizantes e hormônios clandestinos, entre outras ações de conduta que fogem de qualquer responsabilidade civil.

Assim o MERCADO APANÃ aberto recentemente no bairro de Perdizes em São Paulo é uma grata novidade. Em meio a opções vegetarianas , orgânicas e outros nichos, apresenta o quesito ético como um valor para a mercadoria estar exposta em sua prateleira. De alguma forma este alimento tem que ser interessante para a saúde, ou ao menos, não induzir a danos.

Estamos em uma sociedade de consumo onde boa parte dos alimentos talvez não devesse carregar este nome. Já que eles têm muito pouco do alimento original em si, e muito de químicos, corantes, sabores artificiais, condimentos complementares e outras misturas para dar corpo, gosto, cheiro e forma ao produto. O uso continuo por parte de adultos e crianças leva a resultados quase sempre desfavoráveis ao bem estar, qualidade de vida e em diversos casos contribui para o aparecimento de doenças.

Muitos médicos chama este nosso mundo de completamente tóxico, pelo volume de agressões artificiais que estão no ar, na água e nos alimentos. Porém o mundo também caminhou velozmente para a falta de ética em áreas críticas para o ser humano.

No campo dos alimentos aumenta cada vez mais a transparência das informações sobre as mercadorias e produção alternativa sem colocação de insumos tóxicos. É um bom movimento do mercado procurando oferecer autenticidade alimentícia e longevidade aos consumidores.

MERCADO APANÃ

Privilegiando produtos orgânicos, integrais e certificados, o Mercado Apanã expõe em suas prateleiras alimentos interessados em restaurar a confiabilidade na relação com o comprador. A ideia é oferecer apenas o saudável e que faça bem a saúde. E claro, unindo praticidade e paladar.

Esse crivo de seleção ao expor o alimento é a expectativa do Mercado Apanã em relação ao seu cliente. Criar e manter não só uma relação de consumo, porém também de valores. E na medida que se multiplique favorecer estes produtos e produtores com capitalização para ganharem espaço no mercado e poderem produzir ainda mais em escala maior.

As barreiras culturais e de velhos hábitos induzidos pela sociedade publicitária tem força própria e não são fáceis de transpor. Entretanto, com o desconforto social atual com o sobrepeso, excesso de cansaço e stress, fadiga mental e outros sintomas da modernidade existe uma pequena janela possível de estar se iniciando um período de consumo consciente. Onde o cliente comprador quer unir paladar – saúde e também cidadania na sua lista de compras.

No local funciona também o restaurante AKARU ORGÂNICO pertencente ao Mercado e que serve Buffet orgânico de 12h30min às 14h30min. Valor de R$ 16,90. Inclui na opção pratos de “comidfa viva” e doces sem restrições, sem lactose, sem açúcar e sem glúten.

SERVIÇO

Mercado Apanã

Rua Turiassú, 1645 – Bairro Perdizes

São Paulo – SP

Fone: 11 2667.9395 – www.mercadoapana.com.br

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.