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A ação Gastronomia Sustentável – O que é

 

1. A ação "Gastronomia Sustentável"  é uma campanha que parte de um ponto inicial: unir 100 restaurantes de São Paulo em prol de valores ambientais de forma com que adotem práticas cotidianas em sua gestão mais sustentáveis.

2. Este compromisso significa embutir valores ambientais em seu perfil de apresentação, gestão de resíduos, gerenciamento de água, luz e gás, treinamento de funcionários, criação e desenvolvimento de menu, aperfeiçoamento técnico e tecnológico em direção a impactar menos com suas atividades no meio ambiente.

3. Em um primeiro momento os 100 restaurantes participantes estão obrigatoriamente comprometidos a:
- Coleta de óleo de cozinha usado feita com transparência e supervisão da campanha, com destino exclusivo para reciclagem para biodiesel.
- Cadastramento do restaurante em sistema de controle do uso de água fornecido pelo Banco Cyan.
- Cálculo de emissão de carbono por suas atividades e compensação ambiental de 50% destas emissões por plantio de mudas de árvores.

4. Além disso estarão sendo realizadas mesas redondas, palestras, work shops virtuais, com a intenção de gerar conteúdo e saber sobre o assunto, de forma a disseminar e pautar a comunidade de restaurantes, a comunidade de profissionais , a imprensa e a sociedade como um todo.

5. Em um segundo momento estão sendo chamados a participar restaurantes fora da capital de São Paulo em sistema chamado Eco Friendly, onde também algumas premissas serão estabelecidas.

6. A campanha Gastronomia Sustentável estará também promovendo o FESTIVAL ECO PRATO, com a missão de desafiar os restaurantes para em um prato ou uma entrada apresentarem uma refeição totalmente pensada em termos de sustentabilidade, seja pela origem dos alimentos, seu manuseio , aspecto da biodiversidade ou responsabilidade ambiental da marca do produto usado.

7. Em outro momento a campanha passará a ser facilitadora da aproximação e intercâmbio de fornecedores de produtos e serviços eco-friendly do setor de food service, procurando estimular a organização de informações entre quem quer comprar e quem quer vender produtos eco-friendly.

8. No escopo da campanha haverá um foco social de incentivar que a capacidade técnica e talento de chefs reconhecidos venham a contribuir para a criação e desenvolvimento de pratos saudáveis e lanches saudáveis na alimentação escolar a baixo custo, construindo outras possibilidades a serem compartilhadas com merendeiras e gestores deste setor, criando novas tendências.