gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

Adotando uma prática de incentivo, indução e estímulo: Sistema pedagógico ESCOLA PRÓ ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Portal da Gastronomia Sustentável lança campanha ampla para que escolas firmemente façam algo de fato para incentivar as crianças e suas famílias na direção de uma alimentação saudável e sustentável. Mesmo com campanhas de governo, que por enquanto são apenas comerciais de propaganda, com matérias frequentes sobre o assunto em veículos de comunicação, sabe-se que este é um desafio bem maior porque mexe com hábitos arraigados e bem estabelecidos.

Hoje estamos diante de uma geração fruto de um mundo de crescimento econômico que se entregou ao consumismo, aos excessos, ao fast food, à produção de produtos em volume muitas vezes à revelia dos impactos ocasionados ao meio ambiente. Justamente então, em uma época com muitas chances de as pessoas melhorarem sua qualidade de vida, estamos diante de problemas de excesso de sobrepeso, de excesso de doenças, de falta de energias e forças para viver a vida de forma maior. Além disso, estamos “gastando” muito mais com saúde, muito mais dos recursos naturais e na maior parte das vezes sem fazer a reposição.

A proposta desta nova Campanha do Portal da Gastronomia Sustentável é: dar início à preparação para que cada escola seja um ponto multiplicador dos princípios de alimentação saudável e comece a ter ferramentas para este trabalho junto a seu público, os alunos e suas famílias. A Escola é a referência, a escola é a educadora e, mesmo que não seja um conteúdo de currículo pedagógico, deve proporcionar um estímulo maior ao conhecimento de alimentação saudável como missão
social e educadora.

Para isso o Portal da Gastronomia Sustentável – que em 2011 tinha mobilizado 100 restaurantes líderes da capital de São Paulo em torno de boas práticas sustentáveis de rotinas de gestão – estará disponibilizando para o universo escolar um KIT PRÓ ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, composto de materiais informativos, lúdicos e de compartilhamento, para servirem de base inicial para tocar neste assunto, propor este assunto, conversar sobre este assunto e interagir sobre este assunto. O assunto da Alimentação Saudável e seus princípios.

O que é o Portal da Gastronomia Sustentável

O Portal da Gastronomia Sustentável é um veículo de comunicação situado na web, no endereço www.gastronomiaverde.com.br, criado por jornalistas e produtores de TVs em parceria com profissionais de gastronomia e nutrição interessados em construírem, desenvolverem e gerarem conteúdos de alimentação em sintonia com o século XXI.

Essa missão parte da premissa de qualificação e formação dos profissionais, dos simpatizantes, das organizações, das empresas, dos funcionários e de todos estabelecimentos envolvidos com este mercado ou com o público deste mercado.

O entendimento absolutamente primordial e ponto de partida é: somente uma visão multidisciplinar é saudável e sustentável. E todo profissional é antes de mais nada um multiplicador e um educador.
Para isso precisa acumular mais saber e não só de sua especialidade: precisa ter conhecimentos de nutrição, de gastronomia, de saúde, de meio ambiente e de agroecologia. Somente uma macrovisão é capaz de gerar transformações em si, nas pessoas, na sociedade e no mundo.

O Portal assume assim em sua atividade compromissos privados mas de foro público e propostas que unem visão social e de consumo. Para isso usa todos recursos a sua mão: jornalismo de web, publicação de livros especializados, cursos à distância com vídeo aulas pela internet disponíveis para todo Brasil, mesas redondas e palestras com profissionais de evidência e notório saber, produção de DVDs pedagógicos, editoração de revistas, multiplicação de conteúdo em redes sociais e realização de campanhas de sentido institucional e motivacional de temas estratégicos.

As Campanhas em si merecem atenção especial pelo seu potencial de mobilizar profissionais, mercado, empresas, organizações, mídia e imprensa e com isso pautar a comunidade como um todo. As campanhas mais bem sucedidas são aquelas cuja adesão parte do segmento privado e une a todos por opção voluntária e não de imposição.

O público Infantil e Infanto-Juvenil

Este é o público em transformação, em educação e desenvolvimento, criado no âmbito de vida onde a tv e a internet são tão presentes quanto o ar que respiramos. Da mesma forma que todo produto alimentício está em qualquer prateleira de supermercado e a maior parte dos pais tem pouco tempo para gerenciar melhor esse acesso e disponibilidade.

O resultado é uma geração imensa de crianças e adolescentes crescendo com uma rotina alimentar desregulada e sofrendo com excesso de peso, desequilíbrio nutricional e consequentemente menor aptidão intelectual, menor aptidão física e menor aptidão para interagir com o mundo. Já diziam antropólogos estudiosos do assunto, as civilizações mais progressistas foram aquelas com capacidade de gerar programas alimentares compatíveis para sua população, gerando qualidade de vida e neurológica.

Por outro lado temos um aspecto positivo: uma geração de crianças e adolescentes mais sensíveis às questões da natureza. Criadas em grande parte nas cidades, muitas coisas que eram comuns no passado chamam sua atenção: uma vaca, uma galinha, uma flor.. e já estão mais atentas às questões do meio ambiente.

Mas há substancialmente ação pedagógica para aproveitar esta janela de oportunidade?

Do que é composto o KIT PRÓ ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O KIT PRÓ ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL consiste em um conjunto de materiais através dos quais a Escola passa a deter alternativa de manuseio para interagir com os alunos e mesmo famílias para estimular a lide com o tema da alimentação saudável.

Este KIT e seus materiais será instrumento para a escola disponibilizar para os alunos, para famílias e especialmente colocar em momentos de aula como forma de tornar este processo realmente educativo. Afinal, a sala de aula é o reino do saber. Tudo que ali é dado ou dito tem seu porquê e o mérito de ser relevante.

CONTÉUDOS DO KIT:

01. 04 Vídeo Aulas ( uma por bimestre) para o professor interno da escola de referência que será o multiplicador. Estas vídeo aulas terão participação de jornalistas, médicos, nutricionistas e profissionais especializados em orientar sobre aspectos contemporâneos da importância da alimentação na faixa etária infantil e infanto juvenil.
Estas vídeo aulas serão oferecidas em processo de ensino à distância com apostila e interação.

02. DVD A LANCHEIRA SAUDÁVEL - Aula com a bióloga e professora Fernanda Yokoyama Carvalho, com participação de
nutricionista consultora, dando exemplos práticos , ideias e dicas de como pode se produzir e preparar lanches saudáveis para levar para a escola. Incluindo comentários sobre valores nutricionais, nutrientes dos ingredientes e suas funções habilitadoras na formação da criança.
Este DVD poderá ser apresentado aos alunos como uma aula sugestiva para inspirá-los, para interagir com as mães, assim como a escola pode disponibilizar como locação gratuita para os pais dos alunos também terem acesso a esse perfil de orientação.

03. DVD MENU INFANTIL SAUDÁVEL E CRIATIVO – 4 aulas com a Professora e Chef Paula Labaki apresentando de forma
inventiva e lúdica refeições e lanches feitos com apresentação cativante, com desenhos e motivos atraentes ao público infantil e infanto-juvenil. São formas de inspirar os alunos, desafiá-los a fazer igual ou serem mais criativos ainda. Este DVD poderá ser apresentado em sala de aula solicitando que os alunos tragam ingredientes, façam uma oficina e depois julguem o que criaram e apresentem e comentem a capacidade nutricional daquilo feito.
Fazer, participar, compartilhar é inovar e experiência definitiva.

04. DVD BRINCANDO DE SUSTENTABILIDADE – OFICINA – Dvd com oficina com artistas e artesões criativos construindo
brinquedos e atividades a partir de materiais reciclados provenientes de alimentação. Por exemplo: caixas de leite podem virar embalagens para guardar tranqueiras, garrafas pets podem virar submarinos descolados, sacos plásticos podem virar eco bags e assim por diante. Este DVD pode ser usado em aula, solicitando que os alunos tragam os materiais e assim possam experimentar os princípios de reaproveitar tudo possível, da reciclagem e captarem a ideia de que os recursos da Terra são finitos, de que temos responsabilidade e de que o início de tudo é a educação ambiental.
Repetir isso dentro da sala de aula de forma lúdica é inesquecível.

05. CD MATRIZ DA REVISTA PASSATEMPO INFANTIL DA GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL – A partir desta matriz a escola pode imprimir em impressora interna ou tirar cópias de uma revista estruturada por educadores ambientais para a primeira
infância. São passatempos de colorir, completar, achar erros e similares com conteúdos de procedência dos alimentos, meio ambiente, reciclagem, etc. Uma forma divertida de memorizar aspectos fundamentais de nossos hábitos e lembrar que alimentos não são criados em fábricas, mas sim em plantações, criações, fazendas, campos..

06. NEWSLETTER PEDAGÓGICA MENSAL – As escolas associadas estarão recebendo mensalmente com exclusividade uma newsletter de notícias, matérias, informações e reportagens especialmente feitas para gerar ainda mais conteúdo que diga
respeito à educação alimentar da primeira infância , infância em si, pré adolescência e adolescência. São conteúdos para instrumentalizar o discurso destes professores e os manterem atualizados.
Este conjunto de materiais funcionará como um sistema pedagógico introdutório, de caráter livre, porém organizado e inteligente, capaz de fomentar e inspirar a respeito do tema e aproximar os alunos das questões de alimentação saudável e sustentável.
Os professores poderão assim investir em atividades lúdicas e poderão ter materiais para este trabalho com linguagem moderna. E poderão também a seu critério ceder para as famílias e assim estar no centro deste processo multiplicador e decisivo.

07. SELO DE IDENTIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO – Um selo de adesão será fornecido para as escolas participantes. Este selo estará autorizado a ser usado em seus materiais promocionais, de identificação, em sites e redes sociais como forma de evidenciar seu engajamento.

Quais os objetivos iniciais traçados?

Em um primeiro momento esta Campanha PRÓ ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL com a adesão de escolas que participem desta rede e adotem o KIT como instrumento de incentivo pedagógico tem metas básicas e simples, mas socialmente urgentes :

• Criar um ambiente favorável a este tema da alimentação saudável ser comentado, falado, compartilhado;
• Criar identidade educacional diferenciada para as escolas interessadas em colocar este tema como pauta de suas preocupações e pauta de seu relacionamento com alunos e famílias, fazendo disso uma vantagem competitiva baseada na meritocracia de conteúdo;
• Estimular professores, alunos e famílias a fazerem do tema da alimentação saudável um tema de tendência, de moda
comportamental relevante para suas vidas e da sociedade.
• Melhorar os níveis de educação alimentar da comunidade envolvida e ao alcance das escolas participantes gradativamente.

Os multiplicadores da Campanha Junto a Escolas


Para fazer o espalhamento da Campanha Pró Alimentação Saudável junto às escolas o Portal da Gastronomia Sustentável está fazendo parcerias com profissionais da área de nutrição que serão os multiplicadores.

Eles farão a abordagem junto às escolas , darão o suporte e farão as entregas dos KITS. Assim a Campanha estará também abrindo espaço para a participação de profissionais do setor que poderão fazer desta atividade uma ampliação do seu campo de ação e serem úteis em sua comunidade e identificados em suas regiões como agentes transformadores para um futuro melhor.

Participação na Campanha como diferencial de marca e de Marketing da Escola

As vantagens para as Escolas participantes são evidentes:

• Estará antecipando em suas rotinas de conteúdos pedagógicos um tema de interesse nacional, educacional, comunitário e familiar, mostrando-se ágil e na transformação de seus valores.
• O mercado educacional pede “escolas vivas” e não estáticas, presas somente a um currículo burocrático. Existem urgências em relação à qualidade de vida das pessoas e que dizem respeito à comunidade na qual a escola está inserida. Abordar estes temas sinaliza que a escola ainda é uma liderança inteligente do local.
• Participar da Campanha significa ganhar um SELO de diferenciação em relação à concorrência. No marketing educacional, está passando a fase em que “vender” a escola com mais espaço, mais quadras, mais instalações era um requisito. Hoje a competição neste marketing é pelos atributos pedagógicos, pelos avanços curriculares, pela transformação contribuitiva que a escola dá na sala de aula para os alunos.
• Ter materiais prontos – assim como em sistemas de ensino que adquire de marcas do setor – prontos, pensados, criados, desenvolvidos e pré-avaliados para uso imediato e materialização dos temas tratados no dia a dia junto aos alunos e famílias.
• Fazer da introdução do tema da alimentação saudável uma forma de liderança em sua comunidade.
• Usar a adesão a campanha como forma de ressonância na mídia e imprensa do bairro e da cidade.

Condições de Adesão por parte da Escola

Solicitar por email para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Ou pelo fone: 11 4169.7156 - Com Daniel.