gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

Nem sempre verduras pré-lavadas e ensacadas no mercado estão devidamente higienizadas

A PROTESTE de São Paulo, uma associação de defesa do consumidor, realizou no último mês testes por conta própria no estado sanitário das verduras pré-lavadas encontradas em saquinhos plásticos nas prateleiras de supermercados. Os resultados se não foram péssimos, também não chegaram a ser auspiciosos.

Normalmente essas verduras pré-lavadas podem ser alfaces, rúculas, cebolinhas verdes, espinafres, acelgas, repolhos, cenouras e outras espécies. Essa opção tornou-se frequente ao consumidor de lojas de supermercados em chamados bairros mais nobres de maior poder aquisito.
São consideradas alternativas de conveniência e atendem o público que está com pressa ou preguiça, para solteiros e jovens casais que querem comprar apenas na medida de seu consumo.

O fato é que os testes laboratoriais realizados apontaram excessiva presença de bolores, leveduras e pulgões, que são portas de entrada para bactérias e fundos nos alimentos. Isso pode indicar temperatura inadequada na hora do ensaque ou mesmo na conservação, criando condições de proliferação de micro organismos. Como são verduras cuja promessa é
ir direto para o prato, sem precisar lavar, a expectativa é que o grau de higiene fosse mais elevado.

Redes como Pão de Açucar que exploram essa opção da pré-lavagem na sua marca Qualitá e o Carrefour alegam que respeitam todos os procedimentos de regulação sanitária e segurança alimentar. Portanto, sentem-se isentas de qualquer tipo de responsabilidade adicional.

A boa notícia é ausência nestas embalagens de bactérias mais agressivas ao corpo humano, como a Salmonella ou a Escherichia Coli, que podem causas indisposições variadas e mesmo infecções. Mesmo assim, para especialistas mais exigentes foi um teste que deixou a desejar, afinal.. quem quer comer alimentos com higiene nota 6 ou 7?

Continua sendo obrigatório fazer a devida lavagem na cozinha sob os olhos e os cuidados de quem sabe o que é uma higiene nota 10.