gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

O primeiro restaurante de Gordon Ramsay, seu menu e sua história

No ano de 1998 quando tinha somente 31 anos, o Chef Gordon montou seu primeiro restaurante de forma completamente autônoma e particular, chamado simplesmente de Gordon Ramsay, em Chelsea, Inglaterra. Muito cedo ele quis testar suas habilidades e o desafio que excita sua capacidade: fazer o estabelecimento dar certo e com nível de excelência.

Combinando uma atmosfera íntima, pessoal e ao mesmo tempo requintada, a cozinha deste restaurante foi contemplada o ano de 2001 com três estrelas do famoso Guia Michelin, mantendo até hoje ano a ano essa distinção. Um restaurante permanecer continuamente assim não é tão fácil.

Este restaurante intimista possui 45 lugares, confere um ar de certa exclusividade e seletividade, decorado com interiores elegantes, desenhados pelo aclamado designer David Collins. Combina elegância contemporânea e um serviço inigualável. Realmente o restaurante Gordon Ramsay tem a marca da verdadeira excelência no juízo dos críticos e de seus clientes.

Uma das atrações da casa é seu “Menu da Estação”, servido à noite, sob consulta, conforme a disponibilidade dos ingredientes frescos. Eis este cardápio da estação:

Seasonal Inspiration

• Cauda de lagosta escalfado à escocesa com Lardo di Colonnata, legumes à grega e vinagrete de coral

• Nova temporada de aspargos, cogumelos refogados em vin d'Arbois, crème fraîche e nhoque

• Trotter porco recheado com pão doce de vitela, salsa, mostarda Dijon, molho de maçã quente e salada Waldorf"

• Canhão de Cotswold cordeiro com confit de mama e pernil assado, navarin de legumes primavera

• Queijo "Rove des Garrigues fresco de cabra com tomilho limão, favas, doce de beterraba e azeite de oliva

• Maçã verde e sorbet de limão com shiso, abacate e eucalipto

• Charuto de chocolate com laranja e creme de cardamomo gelado

Um pouco da história cronológica do Chef GORDON RAMSAY

Escocês de nascimento, Gordon foi criado em Stratford-upon-Avon, Inglaterra, a partir de cinco anos de idade. Com uma lesão prematura acabou cedo sua esperança de uma carreira promissora no futebol. Assim ele voltou à faculdade para completar um curso de gestão hoteleira.

Os primeiros anos de Gordon na cozinha foram gastos com treinamento sob os olhares luminares de gênios da culinária, como Marco Pierre White e Albert Roux, em Londres. Mais tarde ele se mudou para a França para trabalhar na cozinha de Guy Savoy e Joël Robuchon por três anos, onde ele foi capaz de aumentar sua experiência na cozinha clássica francesa. Em 1993, Gordon tornou-se chef do recém inaugurado Aubergine e dentro de três anos, o restaurante foi chancelado com duas estrelas Michelin.

Em 1998, Gordon montou seu primeiro restaurante Gordon Ramsay, em Chelsea. Em seguida ele e sua equipe lançaram alguns dos restaurantes mais aclamados de Londres, incluindo Gordon Ramsay em Claridge, Pétrus e The Savoy Grill.

Em 2003 ocorreu o lançamento do primeiro restaurante de Gordon a nível internacional, o Verre, localizado no Hilton Dubai Creek Hotel.
Atualmente a Gordon Ramsay Holdings opera auma série de restaurantes em todo o mundo, em Nova York, Los Angeles, Tóquio, Dublin, Doha, Paris, Toscana, Sardenha e Melbourne.

Entre 2004 e 2010, a Gordon Ramsay Holdings lançou uma série de restaurantes de sucesso em Londres, incluindo Labirinto e Grill Labirinto, Plane Food em Heathrow T5, York & Albany e dois bares, O Limite em Limehouse e The Warrington em Maida Vale.

Em 2010 provou ser um ano ocupado com reabertura do Pétrus em Knightsbridge, e o lançamento de seus primeiros restaurantes na Austrália, como o Complex no Crown Entertainment Complex, em Melbourne.

Em novembro do mesmo ano viu o tão aguardado relançamento da icónica Savoy Grill, na sequência de uma remodelação de todo o hotel.

Gordon também se tornou uma estrela da tv tanto no Reino Unido e internacionalmente, com programas como Nightmares Kitchen, Ramsay Cozinha, The F Word e Helll’s Kitchen. Ainda mais três emocionantes programas de televisão novos: Masterchef nos Estados Unidos e Melhores Restaurantes por Gordon Ramsay. Gordon também publicou uma série de livros de enorme sucesso, incluindo sua autobiografia, Humble Pie, que se tornou um bestseller. Seus livros de receitas mais
recentes, Melhores menus Ramsay e Natal com Gordon, foram publicados em Setembro e Novembro de 2010, respectivamente.