gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

Rede Galetos faz neutralização de carbono junto com a Campanha da Gastronomia Sustentável

Rede Galetos faz neutralização de carbono junto com a Campanha da Gastronomia Sustentável


A rede Galetos está fazendo uma compensação ambiental diferente pelas suas emissões de carbonos geradas em suas atividades. Em parceria com a Campanha da Gastronomia Sustentável escolheu a loja do Shopping Morumbi e por 3 meses consecutivos está zerando o carbono.

Isso significa que os efeitos de emissão de carbono gerados por esta loja pelo período de 90 dias estão sendo compensados totalmente, ou seja, a loja Galetos está repondo na natureza e no meio ambiente todos os atributos de carbono que está retirando.

Diferentemente de outros participantes da campanha, este caso foi feito a parte como um teste e experiência. Nos outros casos a compensação ambiental de 50% foi feita através do plantio de mudas árvores na Reserva do Morro Grande na cidade de Cotia.

Neste caso da loja da rede Galetos do Shopping Morumbi foi estabelecida uma consultoria com a consultoria especializada “Neutralize Carbono”. Através dela foram adquiridos certificados regulados pelo Protocolo de Quioto de um projeto ambiental que está gerando crédito de carbono, ou seja, suas atividades fazem um bem maior ao meio ambiente
subtraindo poluentes e por isso geram créditos acima de sua capacidade e portanto podem ser emitidos títulos a serem negociados por quem procura compensação ambiental.

No caso o projeto gerador pertence a uma ação aprovada pela ONU que envolve a captura de gás metano em um aterro sanitário em São Paulo.
Chama-se aterro sanitário Anaconda, no município de Santa Isabel. A proposta deste projeto é capturar e queimar o gás metano emitido, que é 21 vezes mais nocivo que o CO2, impedindo que ele seja solto na atmosfera.
Para cada tonelada de metano que este projeto captura e deixa de emitir na atmosfera, é gerado 1 crédito de carbono certificado pela ONU.

Assim é uma experiência precursora, envolvendo a Rede Galetos, especialmente sua loja do Shopping Morumbi que será CARBONO ZERO por 90 dias e a Campanha da Gastronomia Sustentável. Menos emissão de carbono na natureza, menor nível de poluentes, menor aquecimento climático, maior estabilidade do meio ambiente e menos efeitos nocivos.