gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

O pão orgânico e a passagem de Toninho Gomes pelo Brasil

O pão orgânico e a passagem de Toninho Gomes pelo Brasil


Direto da França, mais especificamente da região de Languedoc-Roussilon, esteve no Brasil durante o mês de fevereiro Toninho Gomes, um padeiro brasileiro vivendo na Europa desde o ano de 2002.

Toninho não é um padeiro comum, é inquieto e ávido por novos conhecimentos, que mesclem técnicas e história, por situações que tragam novas respostas além da rotina opaca.

Assim ao estar estabelecido na França, tendo passado por Nice e depois ficado nesta região próxima a Montepellier, logo buscou fornecedores diferenciados e quem desenvolvia novos projetos.
Apaixonou-se por sistemas mais naturais de fazer o pão, convivendo com famílias produtoras orgânicas e ganhando segurança e expertise no uso como fermento de levedura natural.

Com essa trajetória virou referência como padeiro fazedor de pães orgânicos, passando a produzir e distribuir para um comércio mais Cult e mais ativo ambientalmente. Vem chamando a atenção de muitos setores profissionais da França e mostra uma tendência a mais para o mercado de orgânicos, um fato consumado em toda Europa e em grande
desenvolvimento.

Toninho esteve no Brasil e proferiu palestra na SC-Cozinha Experimental, da nutricionista Débora Fontenelle, na Vila Madalena, com a presença de pessoas do mercado interessadas em ingredientes diferenciados e em afirmação, como o caso do pão orgânico.

Em sua passagem pelo Brasil Toninho Gomes acertou colaboração com o Portal da Gastronomia Sustentável, passando a ser colaborador contínuo, com envio de textos a respeito do seu fazer do pão orgânico, a cultura informacional que isso implica, um pouco de história, um pouco da França e um pouco da gastronomia em geral.

Seja bem vindo Toninho e quem sabe com work shops no Brasil!