gastronomiaverde.com.br

    LOADING
    O Estado de São PauloO GloboCanal FuturaTV BrasilSuper InteressanteNational Geographic

As propriedades da semente de girassol

As propriedades da semente de girassol


Um belo girassol e sua cor amarela chamam a atenção de qualquer pessoa e muito das abelhas, que adoram o pólen de sua flor.
Mas além de ser uma bela flor, o girassol oferece para nossa nutrição suas sementes. O conhecimento sobre suas propriedades remonta algumas civilizações antigas, mas nem sempre foi devidamente usado pela ausência de conhecimento e a dúvida de um alimento ser proveniente de uma flor.

A semente do girassol é uma grande fonte alimentar. Pode ser usada de diversas formas e justamente sua versatilidade é que aumenta as possibilidades de seu uso.

Em maior volume a semente de girassol é usada para a fabricação de óleo de cozinha. Como tal, é considerado pelos médicos mais apropriado e com mais bons efeitos para as funcionalidades do organismo humano do que o óleo de soja, bem mais comum. O óleo de girassol é composto de ácidos graxos ômega 6 e ômega 9, insumos muito bons para o fluxo da química do corpo e ajuda a manter em bons níveis o HDL, que combate o chamado mau colesterol.

i

A semente do girassol ainda contém uma quantidade muito boa de fibras e o potássio, um mineral que gera energia e força para o corpo.
Não são muitas as fontes de potássio na natureza, e a semente do girassol é rica neste elemento. Esse conjunto oferece condições de dizermos que a semente de girassol tem capacidade anti-oxidante, combatendo os chamados radicais livres.

As sementes de girassol ainda podem ser usadas da seguinte forma:

- como acréscimo de grãos na composição de pães

- idem de bolachas

- torradas, como aperitivo

- em vitaminas

- com iogurtes